ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 29/03/2016



A Sessão de hoje presidida pelo Vereador Ezi Aragão (PT), tivemos o agradecimento e reconhecimento das Vereadoras e Vereadores aos servidores que prestaram um ótimo serviço nesses três anos e três meses de respeitoso e profícuo convívio, mas que terão que deixar o quadro de funcionários até o final do mês devido ao histórico concurso, idealizado pelo Presidente e Vereador Ezi Aragão, já que foi o primeiro na história da Câmara Municipal de Tarauacá. Ainda sobre o Concurso a Mesa Diretora lembra que amanhã é a posse dos novos funcionários que passaram no concurso.

O Vereador Valdor do Ó (PMDB), reiterou um pedido para tapar um buraco que pode causar risco a vida de motoristas no bairro do corcovado.

Chamou a atenção pela cobrança errada de IPTU em bairros que estão isentos por parte da atual gestão acrescentando que nem o gestor da pasta sabia que estava sendo cobrado errado.

O Vereador Valdor pediu que o falecimento do Vereador Roberto Freire que completa um ano não passasse em branco porque ele deixou um bom serviço prestado ao município de Tarauacá. Exaltou o trabalho do Prefeito de Cruzeiro do Sul Wagner Sales, dizendo que ele e o Vereador Mirabor Leite estiveram nesse final de semana em Cruzeiro do Sul e presenciaram a entrega 10 barcos 10 toneladas pela aquela Prefeitura Municipal, completando então 28 barcos para atender os ribeirinhos, além do transporte terrestre que segundo ele, não falta ao pequeno agricultor presenciando inclusive o transporte da mesma por dez carros de chapa branca.

Nas Explicações Pessoais comunicou que houve um encontro entre ele e o Professor Raimundo Accioly em que as devidas retratações foram feitas pessoalmente dando-se as infortunas falas de ambas as partes, como encerradas e esquecidas.


O Vereador Mirabor Leite (PMDB), também fez menção à gestão pública em Cruzeiro do Sul acrescentando o serviço na área da saúde incluindo-se ai a zona rural onde todos estavam funcionando com médicos e enfermeiros, e segundo ele ao contrário dos de Tarauacá onde escutou muita reclamação dos agricultores rurais.

Falou também, sobre seu descontentamento com o cemitério de Tarauacá onde diz que não há mais condições de se enterrar ninguém devido à falta de escoamento pluvial e não houve por parte da Prefeitura nenhum movimento por um local para se enterrar as pessoas futuramente.

Reclamou do Canil alugado e sem acesso alvo de denúncias e da Rua João de Paiva que foi ‘reasfaltada’, já que foi asfaltada a menos de seis meses. Em relação a isso, cobrou outras autoridades que já que as mesmas têm as denúncias em mãos.

O Vereador Mirabor classificou ainda como maquiagem, o serviço feito em uma escola da zona rural, escola essa que pediu providências a mais de um ano.

Sobre as escolas com verbas do FNDE falou que são recursos públicos jogados fora, pois estão inacabados.

Nas Explicações Pessoais disse que quem quer se dar bem na política, é só ser da base do povo. Sobre a Secretaria indígena disse também que após muito tempo vão criar uma Assessoria. 

O Vereador João Moreira (PP), agradeceu aos colegas pela aprovação da Moção. João Moreira criticou o Prefeito por permitir que seus Secretários que tem estrutura entrem em uma campanha para derrotar os Vereadores que o defenderam durante todo seu mandato. Ainda nesse ínterim acusou alguns Secretários de estarem fazendo campanha antecipada. 

Disse que a saúde municipal está precária, principalmente a da zona rural que não tem remédios para as diversas doenças. Em relação à educação disse que concorda quando seus colegas dizem que foi feito uma maquiagem na escola do Arati.

Pediu explicação sobre a obra do Centro da Juventude que teve Emenda de 1 milhão de Reais da Deputada Perpétua Almeida e até hoje não foi terminada.

Sobre o Canil disse que apesar de todas as denúncias até hoje não obtiveram resposta das autoridades. 

João Moreira disse que vai ser defensor do povo durante o restante do seu mandato.

Nas Explicações Pessoais disse que quando fala em sentir vergonha como parlamentar, referiu-se exclusivamente a ele porque não entrou na política para se dar bem, referindo-se aos que barganham politicamente.

A Vereadora Janaína Furtado (Rede), disse que o Vereador João Moreira foi infeliz em comparar a maquiagem de uma escola com a maquiagem que realça a beleza da mulher, porque entende que é uma insensatez a população não ter uma escola decente para estudar.

A Vereadora foi convidada a ir ao Centro Sócio Educativo de Feijó onde foi homenageada pela passagem do último 08 de março, dia Internacional da Mulher. Lá pode constatar a tristeza de mães que têm filhos adolescentes cumprindo pena.

Quanto a sua ida a Cruzeiro do Sul disse que se deu por reunião com mulheres cujas filhas estão cumprindo medidas na unidade prisional, e que apesar das críticas que recebeu tem consciência que não defende bandido e que, quem tem que dizer o que elas fizeram é a justiça e ainda acrescentou que quem tem responsabilidade sobre elas é o Governo do Estado, mas sua intenção é ajudar essas mães que tem dificuldades em se deslocar.

Janaína Furtado parabenizou Ozéias Ribeiro pela organização do evento do MMA ocorrido no Ginásio Coberto.

Nas Explicações Pessoais se posicionou como a Vereadora do Povo, mas disse orgulhar-se do seu mandato haja vista nunca tê-lo vendido.

O Vereador Marlindo Pinheiro (PP), disse que em seu mandato viu Vereadores que honram seu mandato, mas que infelizmente tem Vereador que não se preocupa com as dificuldades da população.

Classificou como uma vergonha por ser no centro da cidade a falta de drenagem em frente à Panificadora Acreana, do Sr. Raimundo na principal Avenida de Tarauacá, a Antônio Frota. Já a Rua Ten. Sérvulo de Paula tem inclusive causado prejuízos materiais a moradores.

Sobre a Av. Avelino Leal, pediu explicações da Prefeitura Municipal do porque estar gastando dinheiro naquela obra já que a rua ainda não foi entregue ao município.

Pediu que a Casa cumpra seu papel fiscalizador assinalando que o asfaltamento que vem sendo feito está deixando muito a desejar. Acrescentou ainda que fará várias denúncias ao MP porque essa Casa não tem recebido as respostas satisfatórias. 

Nas Explicações Pessoais criticou tanto a resposta que teve do Executivo pedindo que a Secretaria de Saúde informasse os gastos com combustíveis quanto à vinda de peixes de outros municípios para a IV Feira do Peixe durante o feriado da Semana Santa.

O Vereador Nasso Kaxinawá (PC do B), disse estar se sentindo alegre por poder discutir a política interna e de movimento indígena junto com seu povo durante a Semana Santa.

Parabenizou o Prefeito Rodrigo Damasceno e a SEAPROF pela IV Feira do Peixe no município onde, segundo o Vereador, houve muita fartura de peixe nesse feriado, ao passo que em outros tempos era difícil arrumar um cará pra comer. Por isso pediu o reconhecimento do ato aos seus congêneres. 

Convidou os colegas para participarem da posse dos gestores da Assessoria  Indígena, hoje às 14h.

Afirmou que não veio para política para defender ninguém e preferiu mostrar um pouco do seu trabalho, mas sente-se orgulhoso por poder ajudar a população e continuará fazendo isso dentro do seu mandato independente de cor, raça ou religião.

Rebateu as críticas sobre o mau atendimento de saúde na área rural apresentado pelos colegas, acrescentando que foi testemunha ocular da distribuição de vários tipos de remédios para a população carente. 

Como Líder do Partido, voltou a Tribuna para dizer que colocaria alguém para estudar na escola indígena citada pelo Vereador Mirabor Leite porque ele mesmo veio de lá, mas que a mesma será melhorada porque já houve inclusive licitação para isso.

O Vereador José Sidenir (PC do B) e Líder do Governo na Câmara, participou dia 22 passado, de entrega de equipamentos na comunidade do Gregório e BR, com a presença do Governador do Estado. Foram entregues, o Galpão que funciona como Mercado, 120 Kits de casas de farinha e 38 casas do PNHR o que perfaz uma quantia de quase 2 milhões de reais. 

Pediu para que os colegas continuassem se respeitando, mesmo com os ânimos se acirrando em ano político. 

O Vereador disse que quando se trata da administração pública municipal sempre disse que ainda falta muito para acertar, mas as pessoas têm que ter a humildade de reconhecer os benefícios que já foram alcançados. Ainda nesse sentido disse que aplaude o que é certo e lamenta o que dá errado.

José Sidenir disse nas Explicações Pessoais que é pré- candidato a reeleição porque em sua opinião quem decide é o povo e não a oposição. 

E que bota Deus em primeiro lugar, portanto se tiver que se reeleger, não tem Secretário que faça campanha antecipada que tire sua vaga da Casa. Sobre as casas do PNHR no Gregório que não foram entregues assumiu o problema, mas que já está articulando para que os empresários sejam responsabilizados pela quebra de contrato.

O Vice-Presidente Vereador Lulu Neri (PT), iniciou sua fala colocando-se a disposição para os funcionários que serão substituídos no final do mês devido ao concurso público.

Sobre a fala do Vereador João Moreira que Secretários estão fazendo campanha antecipada, disse que não se incomoda com isso porque entende que se candidatar a um cargo nesta Casa é direito de qualquer cidadão.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro (PC do B), argumentou que deve muito ao povo por tê-lo colocado nesta Casa, e mesmo tendo se esforçado muito, acha que ainda fez pouco pela população.

Manoel Monteiro afirmou que concorreu as eleições contra empresários que tinham muito dinheiro e com a graça de Deus conseguiu galgar seu lugar no parlamento mirim. Por isso incentiva quem acha que não pode ter o mesmo êxito e, pelo seu trabalho e seu estilo não tem medo de alguns Secretários estarem fazendo segundo acusam alguns Vereadores, de estarem fazendo campanha antecipada. O Vereador simplificou sua pré- candidatura dizendo que se o povo achar que ele deve voltar ele voltará.

Pediu que seus colegas preparassem os corações porque ano de eleição é ano de muito sofrimento, pois há muito sarcasmo eleitoral.

Nas Explicações Pessoais parabenizou o Secretário de Esporte, João Maciel, por esse final de semana ter trazido para Tarauacá a abertura do campeonato rural, campeonato esse que proporciona pessoas que nunca pensavam em entrar no estádio Naborzão, jogar futebol lá.

A Vereadora Maria José (PT), disse que teve uma reunião com o Prefeito cobrando melhoria para o município. Dessa vez a Vereadora foi solicitar que se resolva o problema do cemitério que se agrava a cada dia que passa. A Vereadora cobrou também para que entrasse em vigor uma Lei de 2011 de sua autoria para que a família seja lembrada o que deve ocorrer no próximo dia das mães um dia de lazer e reflexão com ajuda das religiões. Segundo a Vereadora hoje parece que a família não existe mais dado ao grau de desrespeito que se chegou no ambiente familiar. Finalizou lembrando do PL que tramita na Casa que trata da ouvidoria, um projeto segundo ela que vai favorecer em muito a população tarauacaense.


PROPOSIÇÕES

Do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro veio o Requerimento Nº 011/2016 para que informe a esta Casa Legislativa o porquê a Prefeitura estar realizando manutenção na Avenida Avelino Leal. Avenida esta reformada pelo Governo do Estado e não entregue ao Município.

Do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro veio o Pedido de Providência Nº 038/2016 para que a Prefeitura providencie saída de água para Rua Antônio Frota em frente a Padaria Acreana, Rua Tenente Sérvulo de Paula  e  no Bairro de Copacabana nas proximidades do açude Chernobyl.  

Do Gabinete da Vereadora Maria José veio o Pedido de Providência Nº 039/2016 para que a Prefeitura através da Secretaria de Obras providencie limpeza da Rua Letícia Rodrigues com trabalhos de roçagens, capina e limpeza de vala.  
Do Gabinete da Vereadora Maria José veio o Pedido de Providência Nº 040/2016 para que a Prefeitura realize o acabamento com lajota no local que foi construído para disponibilizar água para população ribeirinha no Mercado Municipal.  

Do Gabinete do Vereador João Moreira veio a Moção de Aplauso conforme a seguir:

MOÇÃO DE APLAUSO

O Vereador que este subscreve requer que, após a tramitação regimental e aprovada pelo Plenário desta Casa Legislativa fique registrada Moção de Aplausos ao Secretário de Promoção Social senhor Antônio Araújo.

O mesmo está desenvolvendo na secretaria um trabalho de excelência em prol dos munícipes. Ressaltando, também, o profissionalismo, no desempenho de suas funções, com muita seriedade, humildade e competência.

Transmita-se o teor desta ao Secretário de Promoção Social, senhor Antônio Araújo.

Sala das Sessões, “ANTONIO AMÉRICO DE FIGUEIREDO”, em 29 de março 2016.

Reginaldo Palazzo/Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook