ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 26/08/2015



PROPOSIÇÕES


Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado veio às seguintes Indicações:

INDICAÇÃO Nº 032/2015 para que a Prefeitura Municipal de Tarauacá possa criar a Casa dos Conselhos. Esse pedido tem como justificativa que os Conselhos Municipais garantem a participação popular, assegurada na Constituição Federal, como mecanismo de controle social, tentam transformar o poder público num instrumento eficiente para o exercício e realização da cidadania, sendo uma forma de favorecer no acompanhamento da gestão pública. Os conselhos auxiliam na fiscalização e ampliam o debate entre comunidade e município sobre questões relevantes a toda comunidade. 

INDICAÇÃO Nº 033 /2015 para que a Prefeitura Municipal de Tarauacá construa uma Pista de Skate na Avenida Antônio Frota Bairro da CAHB.

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó veio o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 042/2015 para que a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras faça a limpeza nos Bairros do Corcovado e Conquista. 

Do Gabinete do Vereador José Sidenir veio o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 043/2015 para que a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura realize o destocamento dos Rios Tauari e Acuraua. E o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 044/2015 para que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde retorne com os trabalhos de odontologia no barco hospitalar.  

Do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro INDICAÇÃO Nº 034/2015 para que seja feita uma Audiência Pública com a presença de um representante da ELETROBRÁS e da Empresa que presta serviço fazendo medição de energia elétrica na zona rural para o dia 02 de setembro do corrente ano. 


DISCURSOS

A Sessão de hoje (26), iniciou com a fala do Vice-Presidente Vereador Lulu Neri (PROS), comunicando que o representante do DEPASA o Sr. Alex viria para uma reunião interna após o fim da Sessão a fim de esclarecer algumas reclamações dos munícipes tarauacaenses em relação à cobrança da conta de água. O Vereador Lulu Neri cobrou ainda uma melhor limpeza da cidade, apesar de saber que depois de 12 alagações não é fácil cumprir esse papel.

O Vereador Marlindo Pinheiro (PC do B), pediu para qualquer Projeto de Lei que chega a essa Casa seja analisado com cuidado para não incorrerem em erros e Lei não se discute, se cumpre, por isso como legisladores os Vereadores têm que ter muito cuidado ao aprovar uma Lei. Agradeceu aos colegas por aprovarem sua indicação de Nº 034/2015 para que seja feita uma Audiência Pública com a presença de um representante da ELETROBRÁS juntamente com a empresa que faz a medição dos consumidores.

Do Gabinete do Vereador Mirabor Leite veio um REQUERIMENTO para convidar o representante do DERACRE no município o Sr. Hugo Oliveira para prestar esclarecimentos sobre os ramais e maquinários no dia 01 de setembro de 2015 as 10:00hs. 


O Vereador Valdor do Ó (PMDB), concordou com o Vereador Marlindo no sentido de ter mais cuidado com as Leis que aprovam, por isso pediu a Mesa Diretora para que assim que chegue um Projeto de Lei se reúna com os demais Vereadores para debatê-la já que vários pensando juntos ajudam a definir melhor as coisas. Sobre as Emendas Parlamentares afirmou que o que está faltando são os Deputados e Senadores ouvirem mais o Vereador. Ainda em relação às Emendas pediu que seus colegas cobrem seus Deputados para liberar verba para construção de um novo prédio para a Câmara Municipal de Tarauacá.

A Vereadora Janaína Furtado (sem partido), parabenizou a Professora e Poetisa tarauacaense Núbia Wanderley pela passagem dos seus 80 anos, e também pela 1ª edição do seu livro Miscelânea 4. A Vereadora falou também do Projeto de formação cultural e inclusão social desenvolvido pela associação de moradores do bairro da COHAB e custeado pelo Governo Federal e Fundação Elias Mansur que está oferecendo formação para 1500 jovens e adultos com aulas de violão, teclado, dança etc.

Sobre o Projeto de Lei nº 007/2015 deixou claro que quer o valor da cobrança especificado na Lei, para evitar o que acontece em outros municípios que é a cobrança de valores exorbitantes.

O Vereador José Sidenir (PC do B), tornou a tocar no assunto da Secretaria de Agricultura não ter um responsável pela pasta solicitando que o Executivo municipal resolva isso o mais rápido possível. Sobre os ramais disse que se precisa rever como trabalhar, porque mesmo com a crise, mas com vontade política dá pra se fazer alguma coisa.

Disse que faz parte da base do governo porque mesmo que não tenha obras como gostaria que houvesse, desafia alguém a mostrar quem fez mais do que a atual administração. Finalizou afirmando que nunca se calou diante das necessidades do povo. 

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), pediu a Mesa para solicitar a bancada Federal em Brasília colaborações através de Emendas para a construção da nova sede da Câmara Municipal lembrando que o Senador Gladson Cameli já se dispôs a destinar verba para tal.

Reclamou que os Postos de Saúde não estão atendendo a contento a população dizendo inclusive que tem médicos que estão atendendo 4 a 5 pessoas faltando até aparelhos de medir a pressão. Voltou a cobrar que o Assessor Jurídico tenha residência em Tarauacá. Disse que não vê nenhuma autoridade se preocupando com o desbarrancamento do bairro Luis Madeiro. Ainda nesse sentido cobrou o IMAC que apesar de os Vereadores terem ido a Rio Branco apresentar o problema pessoalmente, ainda não tomaram nenhuma providência.

A Vereadora Maria José (PSD), se diz entristecida por ver pessoas que tem cargo na administração e insiste em fazer coisa errada. Denunciou que pessoas que perderam suas casas devido ao desbarrancamento do rio, não estão na lista para receber uma casa nova, mas ao mesmo tempo parabenizou o Prefeito por ter resolvido esse problema assim que soube. Disse também que está tendo muita reclamação em relação à maternidade. Pediu para que se faça com que alguns funcionários passem por uma capacitação em relações humanas.


O Vereador João Moreira (PSB), disse que foi eleito para ajudar a população, com isso não se furta de elogiar o Executivo quando faz o certo. Mas diz que vê muita coisa errada e vai ao Secretário de Promoção Social averiguar por que as pessoas que moram de aluguel social estão sendo expulsas de suas casas. Reclamou também que o IMAC e o IBAMA estão enrolando os Vereadores em não dar uma resposta sobre o problema do corte da curva para poupar o bairro Luis Madeiro.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro (PC do B), disse se sentir feliz em ver as pessoas que foram transferidas de local de risco e hoje moram em uma casa que teve terreno comprado pelo poder público com o aval dos Vereadores. Mostrou-se plenamente contra o uso do whatsapp no local de serviço porque isso está atrapalhando o bom atendimento nos setores públicos.

Sobre as Emendas Parlamentares o Presidente Vereador Ezi Aragão (PT), propôs que cada Vereador traga as sua sugestões para que seja feito apanhado para serem todas enviadas de uma vez à bancada federal em Brasília.


Após a Sessão os Vereadores se reuniram com o Alex do DEPASA para tirar algumas dúvidas a respeito das constantes reclamações dos valores cobrados aos consumidores em relação ao órgão de sua responsabilidade. 



 Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook