ÚLTIMAS POSTAGENS:

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 06/05/2015




PROPOSIÇÕES

Indicação nº 014/2015 do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro, para que seja feita uma Sessão Solene no dia 20 de maio do corrente ano, em homenagem ao dia do Trabalhador.

Indicação nº 015/2015 do Gabinete do Vereador Ezi Aragão, para que a Prefeitura solicite a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre, que durante a Ação Global que irá acontecer em Tarauacá, seja feito um mutirão para tirar a Carteira de Trabalho.

Indicação nº 016/2015 do Gabinete do Vereador Ezi Aragão, para que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre se faça presente durante a Ação Global que irá acontecer em Tarauacá, para fazer a tiragem da Carteira de Trabalho.

Pedido de Providência nº 024/2015 do Gabinete da Vereadora Maria José, para que a Polícia Militar dê cumprimento a Lei 817/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade da focinheira, da guia e da coleira em cães considerados perigosos que passeiam pelos parques, praças e vias públicas da cidade, conforme cópia da Lei em anexo. 

Pedido de Providência nº 025/2015 do Gabinete da Vereadora Maria José, para que o DEPASA regularize o abastecimento de água no bairro Senador Pompeu, mais precisamente nas Ruas Antônio Maroca e Rio Tarauacá.

Pedido de Providência nº 026/2015 do Gabinete da Vereadora Maria José, para que a Prefeitura regulamente a Lei 817/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade da focinheira, da guia e da coleira em cães considerados perigosos que passeiam pelos parques, praças e vias públicas da cidade, conforme cópia da Lei em anexo. 


Discursos:

O Vereador Valdor do Ó, reafirmou o que disse na Sessão do dia (05), em relação ao DERACRE, que o órgão está passando por sérios problemas de infra-estrutura e de logística. Sobre os cães que a Vereadora Maria José se referiu, concorda, inclusive é testemunha ocular que dezenas de cães ficam vagando a noite atrapalhando o sono das pessoas.

O Vereador Marlindo Pinheiro, comunicou que este ano o Grito da Terra será diferenciado porque será a nível estadual e que um grupo se reunirá durante as comemorações para ser preciso ir até o Palácio Rio Branco reivindicar suas aspirações que segundo ele não dá para esperar mais por serem constantemente proteladas.

Dentre diversas falhas que recaem sobre o pequeno agricultor, deu como exemplo, o Projeto de Piscicultura que não deu certo em Tarauacá, afirmando que deveria ser de subsistência. 

Lembrou que o dia do peão será próximo a EXPOTARAUACÁ e que será feito um evento especial para lembrar essa classe tão trabalhadora. Segundo o Vereador, os programas do Governo que não tem acompanhamento técnico estão fadados a não dar certo, referindo-se a máquinas de descascar arroz que foram enviadas para a zona rural.

A Vereadora Maria José, falou da viagem a Rio Branco, disse que pediu socorro para o Secretário de Segurança Pública, já que por experiência própria sofreu vários furtos tanto em casa como na sua colônia. Pediu oficialmente para que se resolva o problema da falta de água nas ruas Antônio Maroca e Rio Tarauacá. Falou que tem informações de reclamação sobre a falta de medicamento, mas conversou com o Secretário de Saúde que lhe garantiu que os remédios já estão chegando.

O Vereador Lulu Neri, falou de sua alegria da reunião de ontem com o Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno, onde foram debatidos vários assuntos, principalmente a crise nacional que passa o país. Falou da mudança de regime que já está acordada com o representante da categoria dos professores para que seja votado sem problemas. Ainda sobre a reunião Lulu Neri disse que a mesma deu bons frutos podendo avançar em alguns assuntos pendentes, como por exemplo, uma escada para um novo porto na Rua Severiano Ramos ou até um pouco mais acima do Pontão do Flávio. Projeto esse que está a partir de agora sendo estudado para ser feito no melhor local. Em relação ao DERACRE disse não ter tido nenhum acordo com o Governo do Estado para tratar assuntos referentes ao município. Falou que foi eleito para cobrar, por isso não abre mão de fiscalizar. O que é notório é que o DERACRE está devendo para o município principalmente na manutenção dos ramais.

O Vereador João Moreira, disse que fez uma viagem ao Acuraua e conversou com os agricultores e os mesmos disseram que nunca passaram tanta dificuldade quanto estão passando agora. Isso se deve por causa das várias alagações que passaram. Por isso cobra um Secretário específico para a pasta da Agricultura. Sobre o DERACRE afirmou que Tarauacá deu a maior votação para o Governador na última eleição, portanto tem que ter uma atenção maior para os munícipes tarauacaenses. Falou do problema dos cachorros que precisa ser revisto rapidamente, já que é grande o número de cães soltos no meio da rua.

O Vereador Nasso Kaxinawá, se pronunciou também sobre o DERACRE, afirmando que os ramais são tão importantes que a abertura tem de ser feita o mais rápido possível pelo pouco tempo de estiagem que temos nessa região. No caso do Caucho (sua aldeia), pelo Programa minha Casa Minha Vida torna-se urgente a trafegabilidade para que as construções das casas terminem antes de começar novamente o inverno ( época das chuvas). Da mesma forma os produtores rurais que trazem alimentos para a mesa dos que moram na cidade, precisam do ramal para escoar a produção. Nasso elogiou a saúde itinerante que partiu para o baixo Tarauacá, mas pediu para não descuidar da cidade para que seja revisto o problema da falta de médicos nos postos de saúde. Finalizou falando dos festivais indígenas que estão em ascensão e que ajudarão a divulgar a cultura indígena aquecendo o turismo contribuindo dessa forma com a economia do município.

O Vereador José Sidenir, representou a Câmara ontem na reunião sobre o Programa Terra Legal com o ITERACRE e os representantes do Terra legal, que ocuparão duas salas no CEDUP para facilitar a entrega de títulos definitivos para o cidadão rural, títulos esses que serão entregues na próxima Ação Global. Apesar de todos os problemas que passou o Vereador Sidenir sente-se satisfeito quando passa pela terra que antes era improdutiva e de proprietários de outros estados que ganhavam dinheiro e que hoje assentam famílias que produzem e conseguem sustentar suas famílias. Falou também da reunião ontem com o Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno, que foi importante para aparar algumas arestas. O Vereador comunicou que um dos dividendos dessa reunião é que já está acordado que nos dias 14 e 15 de maio no CRAS e 16 e 17 na Escola Rilza Daniel o Representante do Ministério do Trabalho em Rio Branco enviará uma equipe que expedirão Carteiras de Trabalho para os tarauacaenses que tinham que enfrentar o transtorno de se dirigir até a capital Rio Branco para tirar esse documento tão importante que um cidadão tem que ter.


Sobre o DNIT Assessoria Jurídica disponibilizado pelo Prefeito de Tarauacá finalizou dizendo que apesar de fazer parte da frente popular não concorda com certas atitudes. Finalizou dizendo que a partir de junho as ruas estarão sendo reestruturadas, o que não aconteceu ainda por causa da chuva que não dá trégua.

O 1º Secretário Vereador Manoel Monteiro, que também foi convidado pelo Prefeito participou da reunião que ele também classificou como proveitosa. Várias propostas colocadas na mesa foram aceitas. O Vereador deu alguns exemplos, como por exemplo, o transporte noturno dos estudantes do Corcovado e a procura de um terreno para o novo cemitério. Foram quase quatro horas de reunião em que o Prefeito falou uma hora e meia animando os Vereadores com o anúncio das coisas boas que virão para o município.

O Presidente da Casa Vereador Ezi Aragão, iniciou sua fala justificando seu pedido para as Indicações nº 015/2015/ e nº 016/2015   para que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre envie uma equipe para que o cidadão tarauacaense possa tirar sua carteira de trabalho sem o transtorno de ter que se locomover até Rio Branco. Lembrou que esse não é um problema que só Tarauacá enfrenta, mas seu vizinho Cruzeiro do Sul o enfrenta da mesma forma. Esse problema se deve a mudança do sistema digital que está sendo implantado, portanto o Presidente enxerga, não como um problema perene, mas como uma fase de uma transição que no final vai melhorar para o próprio cidadão após o término de implantação.

Em relação aos debates acirrados sobre a abertura de ramais, o Presidente comunicou que não só o DERACRE, mas INCRA e PREFEITURA serão parceiros na reabertura dos mesmos e que a prioridade são os ramais que atenderá o maior número de família. Lembrou, rebatendo alguns colegas que disseram que o Governador não convoca os aliados, que o Governador sempre chamou todos os partidos em várias ocasiões em que cumpriu agenda dentro do município, inclusive para agradecer o votos em praça pública.

Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook