ÚLTIMAS POSTAGENS:

A SEMANA NA CÂMARA - SESSÃO DO DIA 10 RECEBE PAIS E ALUNOS DAS COMUNIDADES PRÓXIMAS A ESCOLA 15 DE JUNHO



A Sessão Ordinária do dia 10/03 teve a grata satisfação de receber pais e alunos das comunidades próximas a Escola 15 de Junho que vieram reivindicar o  Ensino Médio Regular para os moradores daquela região. Os Vereadores foram unânimes em concordar com os pais e criou-se uma Comissão que foi conversar com a Professora Francisca Aragão representante da Educação Estadual no município, que se prontificou a ajudar no que for preciso, solicitando que isso fosse oficializado através de documentos para que a mesma enviasse a Rio Branco. Tanto a Câmara Municipal como a própria Escola 15 de Junho se prontificaram a providenciar os documentos.

O Presidente da Casa, Vereador Ezi Aragão defendeu o programa Asas da Florestania que além de capacitar professores atingiu toda a zona rural com o ensino fundamental e ensino médio que veio para dar oportunidade para os filhos dos trabalhadores da zona rural, problemas há, como por exemplo, ter que ser professor com ensino superior, mas por não haver mais disponíveis teve que ser disponibilizado professor com ensino médio, neste caso cabe a comunidade cobrar a melhor qualidade em recursos humanos. Acrescentou que uma coisa que tem que ficar clara, é que, não é que o ensino médio acabou na comunidade, o que está acontecendo é que a comunidade não quer mais o ASAS DA FLORESTANIA. Uma vantagem que o Vereador demonstra é que ex-alunos do próprio programa estão dando aula, gerando assim, empregos. 

Proposições dos Vereadores do dia 10/03/2015

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 013/2015 para que a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras faça a recuperação de um bueiro na Rua João de Paiva, do lado da farmácia do senhor Bubu. 

INDICAÇÃO Nº 003/2015 para que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras construa um abrigo (tipo parada de ônibus) no final da Rua Capitão Hipólito, e que a Prefeitura faça uma operação tapa buracos no bairro do Corcovado.

Do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 014 /2015 para que a seja feita uma reforma urgente no hospital Dr. Sansão Gomes e disponibilizado novas ambulâncias e carros de apoio.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 015/2015 par que a Prefeitura construa uma garagem para colocar os carros oficiais.

Do Gabinete do Vereador Lulu Neri

INDICAÇÃO Nº 004/2015 que a Polícia Militar possa estar fazendo rondas mais frequentes no bairro do Triângulo, tanto durante o dia quanto à noite.

Proposições dos Vereadores do dia 11/03/2015

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó

Indicação Nº 007/2015 para que seja instalado o Ensino Médio Regular, na Escola 15 de Junho na comunidade do Esperança, BR-364 sentido Tarauacá/Feijó, Km 17.

Do Gabinete do Vereador Mirabor Leite

REQUERIMENTO Nº 005/2015 para que envie a esta Casa Legislativa informações referente aos recursos disponibilizados através das Portarias nº 295/14 e 311/14, publicadas no Diário Oficial da União de nº 212 de 03/11/14 e nº 226 de 21/11/2014 onde são destinados recursos para o município de Tarauacá devido às enchentes.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 017/2015 para que seja construída uma saída de água na Rua Severiano Ramos, bairro da Praia, nas proximidades do Rio Tarauacá.

Do Gabinete do Vereador Sidenir

INDICAÇÃO Nº 005/2015 para que o DEPASA possa construir um reservatório no bairro do Corcovado. 

Do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 016/2015 para que o Governo possa realizar reforma e ampliação da Penitenciária Moacir Prado e providenciar novas viaturas.

INDICAÇÃO Nº 006/2014 que a Prefeitura através da Secretaria de Obras coloque lixeiras na Praça Tarauacá, Ginásio Coberto, Mercado Municipal, Praça Municipal, nas principais Avenidas, na frente das escolas e em outros locais que se achar relevante.

Grande Expediente


No Grande Expediente, o Vereador Marlindo falou da necessidade de reforma do Hospital Estadual Dr. Sansão Gomes que está em estado precário. Deu como exemplo um trabalhador que levou um tiro e ficou aguardando 05 dias ser encaminhado para Cruzeiro do Sul. Quando chove são inúmeras as goteiras por causa da ineficiência das telhas ecológicas. Cobrou do poder público municipal um zelo maior com as viaturas municipais próprias ou alugadas acrescentando que uma retro-escavadeira nova já está com o para-brisa quebrado. Falou também do problemático patrocínio ao esporte em Tarauacá e cobrando também a responsabilidade do poder público sobre isso. Lembrou que muito dos detentos hoje em dia estão lá principalmente por falta de educação e esporte.

O Vereador Mirabor Leite também falou do estado ruim em que se encontra o Hospital Estadual Dr. Sansão Gomes. Falou que há 15 dias atrás uma menina de 13 anos de idade estava atendendo na portaria do hospital no lugar do recepcionista.  Falou do caso Manoel que perdeu a vida em um acidente recente. Frisou que a maca que o levou para o hospital era a tampa de uma porta.

O Vereador diz sentir-se envergonhado por pais ter que vir cobrar uma educação melhor para seus filhos em pleno século XXI como aconteceu na comunidade em torno da escola 15 de junho com muito dinheiro sendo disponibilizado para a educação. Em relação a isso cobrou também os repasses para a Educação para que coisas como estão acontecendo na escola 15 de junho não aconteçam mais. lembrou que a penitenciária está cheia de detentos hoje porque a educação não é como deveria ser. Outro problema também de acordo com o Vereador é sobre os ônibus que deveriam ser melhor aproveitados acrescentando que parece que isso é a marca do governo do PT que é querer o povo sem esclarecimento para não ter liberdade e conhecimento de escolher o melhor para sua família. Finalizou dizendo que os Vereadores que acompanham as ações de saúde deveriam fazer o acompanhamento após essas ações para ouvirem as reclamações da população.

O Vereador João Moreira também pediu para que o Ensino Médio retorne para a escola 15 de junho. Constatou que a administração atual defende seu próprio interesse e por isso pediu que seu partido abandonasse a base aliada do Prefeito na Câmara. Disse que a saúde está muito ruim inclusive acha absurdo só ter 4 atendimentos odontológicos nos postos de saúde. Em relação ao esporte falou que está abandonado. Na área da agricultura a mesma está acabada devido as alagações e até hoje não se tem Secretário na pasta, mostrando com isso que as promessas não são cumpridas e, portanto abandonadas.

Elogiou os Vereadores por ser está Casa uma das que mais trabalhou para aprovar benefícios para a sociedade tarauacaense. Espera que esse governo mude para melhor porque nunca viu na história de Tarauacá o que está acontecendo.

O Vereador Lulu Neri falou sobre a segurança pública e comentando sobre seu pedido para que a Polícia Militar faça mais rondas no bairro do triângulo devido os marginais estarem fazendo terrorismo no meio da rua, inclusive com armas brancas. Aproveitou o ensejo já que é o Presidente da Comissão de Constituição e Justiça para cobrar a Audiência Pública sobre Segurança Pública, segurança essa muito cobrada pela população local. Mesmo com todas as dificuldades disse que a Prefeitura Municipal precisa melhorar o transporte tanto para a área da agricultura bem como a da educação. 

O Primeiro Secretário Vereador Manoel Monteiro falou sobre o proveitoso encontro com a Professora Francisca Aragão representante da Educação Estadual e os encaminhamentos já descritos acima. Falou que esteve em Rio Branco para falar com o diretor-presidente do DEPASA Edvaldo Magalhães e com Secretária de Esportes em relação ao Estádio, mas não obteve sucesso, já que Rio Branco encontrava-se com uma grande enchente, portanto todos os órgãos voltados para a solução daquele problema. Em relação ao Estádio disse não poder esperar o mesmo parado por mais um ano e que levantará a bandeira de que se preciso for iniciar partidas com ou sem autorização dos responsáveis pela reforma. Em relação aos desabrigados disse que o Prefeito está tentando resolver o problema inclusive já foi a Brasília atrás de fundos para isso.

O Vereador Valdor do Ó também falou sobre o proveitoso encontro com a Professora Francisca Aragão representante da Educação Estadual e pediu para que a Câmara Municipal faça um documento para ser encaminhado ao governo estadual, mas já comunicou que se não obtiver resposta entrará com outro recurso para que o ensino médio retorne para aquela comunidade.

A Vereadora Janaína Furtado reiterou a fala que fez no núcleo de educação estadual , no sentido de que as pessoas precisam reivindicar os seus direitos e cobrar dos seus representantes. A Vereadora gostaria de retransmitir alguns dos relatos que ouviu como o de alguns estudantes que andam duas horas para chegarem a escola para buscar seus sonhos. Segundo a Professora disse que existe disponibilidade de dar continuidade ao ensino médio por meio do programa Asas da Florestania por isso enviará uma equipe técnica até a comunidade para fazer uma verificação. Finalizou parabenizando a atitude da comunidade e se colocando a disposição como Presidente da Comissão de Educação porque eu seu entender a educação transforma.

O Vereador Sidenir disse que foi um prazer receber a comunidade Esperança e apóia totalmente essa iniciativa. Falou do acompanhamento e fiscalização das ações de saúde para ver onde está sendo o gasto o dinheiro de nossa população. Acrescentou que apesar de poucos recursos está fazendo a diferença no que diz respeito a atendimento de saúde na zona rural. Disse que antes se extraia os dentes ao passo que hoje se faz o tratamento para que o cidadão não perca os dentes e com isso a auto-estima. 

Chamou o Barco Hospital de uma Prefeitura fluvial porque está levando além da saúde outros serviços até a população. 

Já na Sessão de hoje (11), O Presidente Ezi Aragão foi direto para as Considerações Finais devido a falta de inscrições, iniciando o discurso o Vereador Marlindo Pinheiro que afirmou que vai focar semana que vem na produção agrícola de Tarauacá, pra isso vai colher mais informações.

Sobre a penitenciária chamou a atenção para o estado ruim tanto da mesma como suas viaturas e a falta de combustível tendo que alguns agentes ter que colocar do próprio bolso para se deslocar até a cidade. Chamou de falta de assessoria o Governo de o Estado ter devolvido 5 milhões para a União.

Foi procurado por famílias que reclamaram da falta de remédio no postos de saúde principalmente hipertensos e para isto estará entrando em contato com o Secretário de saúde. Desqualificou as respostas que vem do executivo municipal, querendo que se defina se vai fazer ou não vai fazer o que é solicitado.

O Vereador Sidenir disse ter falado com o representante do DEPASA e recebeu a resposta que o órgão tem a intenção de fazer um reservatório para o bairro da Conquista, bairro esse que já conta com mais de 40 famílias morando, próximo ao DERACRE do corcovado, por isso seu requerimento é no sentido de relembrar. No contato pediu também a pavimentação da rua principal daquele bairro. Lembrou que o debate é sadio porque é democrático, mas apontou que quando se critica é benéfico que se dê uma solução também. Finalizou se solidarizando com o problema de saúde que passa o Vereador Roberto Freire na capital Rio Branco.

O Vereador Mirabor Leite falou das suas proposições descritas acima e de sua preocupação pelo grave estado de saúde em que está o Vereador Roberto Freire.

O Vereador Valdor do Ó registrou que assim como o pai do Vereador Marlindo está presente, já teve o prazer de ter sua mãe também naquela galeria. Falou também do Vereador Roberto Freire solidarizando-se também com seu grave estado de saúde, pedindo a Deus que faça o melhor para ele.

A Vereadora Janaína Furtado também falou da situação do Vereador Roberto Freire dizendo que isso deixa todos tristes e só o que resta fazer é orar pela sua pessoa.

Disse que se sentiu um pouco mentirosa ontem pela sua fala sobre os ônibus, e não querendo ir para o enfrentamento, mas vai disponibilizou fotos para a Mesa Diretora e pediu que fosse distribuído para os outros Vereadores. Registrou que tem escolas precisando desses ônibus e que recursos já foram disponibilizados, é só entrar no site do FNDE e conferir.

ASSECOM
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook