ÚLTIMAS POSTAGENS:

A SEMANA NA CÂMARA - 28/08/2014



Nos pedidos e encaminhamentos dos Gabinetes, tivemos uma Moção de Aplausos do Gabinete do Vereador  Marlindo Pinheiro agradecendo a iniciativa dos jovens Alex Marques Feitosa, Marcel Catão Peres, Francisco Tainison Araújo do Ó e Josimar Dantas de Araújo por terem aberto uma escolinha de futebol no município. 

Já do Gabinete do Vereador Marlindo Pinheiro foi encaminhada a INDICAÇÃO Nº 44/2014 para que a Prefeitura Municipal de Tarauacá faça da Praça Municipal ou da Praça Beira Rio um local próprio para eventos e o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 043/2014 solicitando que seja verificado com urgência o que está ocasionando o desabastecimento de água nos bairros de Copacabana e Avelino Leal. 

Finalizando as  proposições, do Gabinete do Presidente da Casa, Vereador Manoel Monteiro, veio o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 044/2014 para que a Prefeitura de Tarauacá através da Secretaria Municipal de Obras possa dar continuidade na abertura da Rua Duque de Caxias, no cruzamento com a Rua João Pessoa. 

O Vereador Deugilson, foi novamente visitar as obras públicas que estão em andamento, dando como exemplo sua visita à comunidade São Vicente onde pode constatar os avanços adquiridos por aquela população. Foi na MD CONSTRUÇÕES, empresa responsável pela obra na AV. Avelino Leal, onde pedir que amenize a crise de água no bairro da Copacabana. Sente-se alegre em ouvir que as pessoas estão acreditando no trabalho dos Vereadores. Chamou a atenção pela matança clandestina de animais na beira do rio afirmando que isso coloca em risco a saúde pública do município. Portanto para o Vereador é inadmissível a população consumir carne que pode estar contaminada em pleno século XXI.

O Vereador Marlino falou que assim como os problemas do município as crianças tarauacaenses só são lembradas em períodos eleitorais, parabenizou as pessoas que foi enviada a Moção de Aplauso por terem criado uma escolinha de futebol para crianças no município. Pediu um local para show e eventos no município fazendo assim que se evite a interdição de vias importantes da cidade. Cobrou uma posição para que se investigue que tipo de pó foi colocado no Ensino Médio onde acarretou alergia em dezenas de alunos, defendendo inclusive a prisão para quem fez esse ato.  Falando ainda em ensino, se disse preocupado em saber que estão passando aluno de série sem saber de nada na zona urbana e fica imaginando como está o nível na zona rural. Diz não ver o Programa Bolsa Família como algo a se comemorar. Falou também do caso dos estupros na Zona Rural cobrando agora que os Direitos Humanos vá lá visitar as famílias. Finalizou dizendo que a Empresa que está fazendo a obra na Avelino Leal não tem condições de finalizar aquela obra, finalizou parabenizando os próximos formandos que irão colar grau no próximo sábado.

O Vereador Jesus Sérgio falou do problema da falta d’água nas residências do município. Defendeu o ensino com o horário integral, Nas escolas se está pregando o quantitativo e não o qualitativo. 

Do  Gabinete da Vereadora Janaína Furtado foi enviado o Projeto de Lei Nº 015/2014 para votação de apreciação esse Projeto visa oficializar o Hino Tarauacaense, o que foi aprovado por todos os Vereadores presentes. A Vereadora pediu ainda, que se tome providências urgente em relação ao problema de energia da Escola Rilza Daniel no Bairro Senador Pompeu. 

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal Vereador Manoel Monteiro pediu uma reunião interna com o Secretário de Educação para resolver os problemas mais urgentes. Lembrou que o Secretário é subordinado a uma gestão e que ele não pode fazer tudo o que teria vontade como em qualquer outra profissão. Em relação à educação diz sempre defender o papel do professor na sociedade e mesmo no seio familiar. 

O Vereador Nasso Kaxinawá é de acordo que se tome uma providência imediata referindo-se ao problema da Escola Rilza Daniel. Falou ainda que se esse tipo de problema está acontecendo em plena cidade imagine na zona rural.

Falou também que outros problemas também precisam ser resolvidos como, por exemplo, a ponte que está com uma cabeceira comprometida e o desbarrancamento do rio que atinge famílias no bairro Luiz Madeiro. Finalizou dizendo que as pessoas ainda vêem o papel do Vereador com muita desconfiança, pois não entendem a função de um Vereador dentro da sociedade.

O Vereador Mirabor Leite se opõe a vinda do Secretário de Educação sem um convite oficial. Sobre o desbarrancamento lembrou que foram a Rio Branco e nada foi resolvido e ficou somente na promessa, lembrou novamente que se não cortarem o rio na volta do senhor Antonio Silva os problemas tendem a se agravarem. Segundo ele a Educação é a pasta mais importante de uma nação, pois liberta o cidadão e por isso defende os professores afirmando que o que acontece hoje é um problema de gestão.

Denunciou que estão servindo merenda estragada (peixe), nas escolas da zona rural o que em sua opinião é preocupante porque coloca em risco a saúde de muitas crianças. Denunciou também que alunos estão usando drogas dentro do Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista. Classificou o Ensino no município de Tarauacá como péssimo.

Após a reunião o Secretário de Educação, Moço, foi ao Gabinete da Presidência expor sua versão dos fatos referente ao a escola Rilza Daniel onde foram debatidos todos os problemas e dadas algumas alternativas viáveis para manter as crianças e pessoal da escola em segurança.


Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook