ÚLTIMAS POSTAGENS:

VEREADORES DE TARAUACÁ FRENTE AOS DESAFIOS CUMPREM SEU PAPEL DE LEGISLAR E FISCALIZAR


Na Sessão Ordinária do dia 29/04/2014 o Vereador Marlindo fez dois Pedidos de Providência. O primeiro de nº 023/2014 é para que possam fazer uma fiscalização no trânsito, em relação aos estacionamentos de veículos em frente aos órgãos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Prefeitura, Câmara Municipal, Teatro Municipal e demais órgãos do município em Tarauacá. O segundo Pedido de Providência foi o de nº 024/2014 para que a Prefeitura retire da frente do Teatro Municipal as bancas de vendas e outros tipos de comércio de vendedores autônomos. Agradeceu a todos a aprovação de seus Pedidos de Providência. Marlindo pretende fazer uma brincadeira com a população de disputa de pênaltis valendo 50 reais, ou seja, se o jogador fizer o gol o dinheiro vai pra ele, se o goleiro defender, o valor estipulado fica com o goleiro. Isso é para que os desportistas possam se sentir participando do maior evento do mundo que é a copa do mundo. Reclamou do INCRA pelo descaso com estão tratando as pessoas no PA Novo Destino, pela maneira que estão sendo realocadas, alguns inclusive já voltaram para seus lugares de origem por viverem em condições sub-humanas ou pedindo favor a um e a outro. 

Jesus Sérgio justificou sua ausência na Sessão passada pelo fato da tentativa de assassinato de sua cunhada em Cruzeiro do Sul. Reclamou novamente pelo tratamento dado à Educação municipal no Acuraua já que os alunos têm que estudar na igreja pela falta de condições físicas da escola daquela localidade, atribuiu isso a falta de planejamento. O Vereador visitou as famílias que estão em situação de risco e reclamou da forma que se desmancham algumas casas, afirmando que a madeira não dá para aproveitar nem para fazer um galinheiro. Por isso o Vereador gostaria de lembrar que quem constrói uma casa com um salário mínimo, constrói com muita dificuldade. Não só os moradores da Praia que ainda não tem uma decisão, mas também os do Ipepaconha continuam sem rumo porque por onde o Vereador passa as pessoas daquela comunidade ficam perguntando o que vai acontecer com eles. Jesus Sérgio ainda lembrou que isso está acontecendo a nível de Estado e de País já que a Presidente Dilma se não bastasse mandar dinheiro para Cuba, Venezuela agora quer mandar para salvar o setor automobilístico na Argentina.

O Vereador Roberto Freire justificou sua ausência nas últimas Sessões, pois estava a tratamento de saúde. Roberto Freire aproveitou também que estava na capital Rio Branco para ir ao Tribunal de Contas para protocolar uma defesa de rotina para quem já foi Presidente da Casa.  Reclamou da ausência de pessoas assistindo a Sessão.  Reclamou também, como o Vereador Jesus Sérgio, dos investimentos em países de mesma ideologia, ao passo que brasileiros passam fome. O Vereador frisou que a distribuição de renda continua da mesma forma, ou seja, os ricos ficando cada vez mais ricos e os pobres ficando cada vez mais pobres, para isso deu como exemplo, a cheia do rio madeira onde foram destinados milhões para o estado e não viu ainda vantagens nem redução nos preços. Finalizou dizendo que o que o Vereador Sidenir falou sobre fiscalização é relevante, mas os 15 idas úteis que o Prefeito tem para responder aos requerimentos não está sendo cumprido e quando responde, responde pela metade. Quanto a Cooperativa o mesmo diz que foi bem claro que era lavagem de dinheiro e corrupção, por isso explica o não convite de sua parte para o responsável pela cooperativa, o Sr. Carlinhos, porque nem as respostas concernentes a isso, foram enviadas para esta Casa.

Já o Vereador Mirabor Leite fez o Pedido de Providência Nº. 025/2014 para que a Caixa Econômica Federal local, juntamente com a Superintendência, faça uma vistoria na Casa Lotérica do município. Após cobrou do Executivo Municipal uma solução para as pessoas que estão em situação de risco. Pede urgentemente que haja desapropriação de terras no município, disse que falta a administração municipal coragem e se não tem coragem que abra mão para quem tem. O Vereador defendeu o INCRA local e disse que a culpa vem das esferas superiores do Governo. Disse que se o Prefeito fosse um bom seringueiro no sentido figurativo da palavra autorizaria o mesmo a conceber um empréstimo de 12 milhões e não somente de 6 milhões como pretende, mas não é o caso e se não for para desapropriar terras para moradia ou comprar máquinas para asfaltar a cidade, não votará a favor. Mirabor disse que nesse um ano e quatro meses na vida pública duas coisas tocaram seu coração. Uma foi à situação das crianças da Creche que não estavam sendo bem tratadas e a outra é o problema do desbarrancamento do rio no bairro da Praia onde vê os moradores completamente sem auxílio. Por isso disse que ira tomar a frente disso convidando também os outros Vereadores. Finalizou dizendo que o que todos querem é o desenvolvimento da cidade independentemente de cores partidárias.

O Vereador Nasso espera que com a chegada do verão se veja muitas obras no município. Parabenizou a Ação Global que aconteceu no município porque atingiu um grande número de pessoas, tirando documentos, fazendo consultas e até trocando geladeiras. Certo de que ainda há muito que se fazer, é sabedor que as coisas vão se acertando aos poucos. 
Não concordou com o seu congênere Roberto Freire que disse que os políticos são corruptos e disse ainda que político corrupto são os que não tem compromisso com o povo.

O líder do Governo na Câmara Vereador Sidenir começou sua fala dizendo-se muito otimista, mas pediu mudança de atitude tanto do Executivo quanto do próprio Legislativo, para isso vai se mostrar mais propositivo. Disse que muito dessa situação que se encontra Tarauacá hoje advém da natureza e contra ela não se pode ir contra. Sendo assim afirmou que o melhor remédio é a prevenção. Tornou a dizer que os Vereadores estão fazendo a parte deles. O que ele chama a atenção é que os Vereadores não estão trabalhando no coletivo e quer que juntamente com os colegas façam-se reuniões com todos juntos, nada individualmente. Assim o povo voltará a acreditar no Legislativo. O Vereador fala isso em função de achar que o ponto primordial do problema tarauacaense é a moradia. Para isso também pediu desapropriações no entorno da cidade. Em relação ao INCRA concordou com o Vereador Mirabor Leite que o Sr. Carlos atende bem as pessoas e que o problema está em outra esfera de governo. 

O Vereador Lulu Neri disse que com o novo Plano Diretor o município retornará ao seu eixo normal e destacou ainda que esse problema da moradia no que concerne em desapropriações, tem todo um amparo jurídico que tem que ser estudado. Propôs que se convidasse para uma reunião interna o ex Prefeito Vando Torquato e a ex Prefeita Marilete Vitorino para chegarem a um denominador comum em relação aos terrenos do Ipepaconha, já que foi com Vando que começou o processo de desapropriação daquela área. O que tem que ser feito é dar um ponto final nessa história e saber se foi feito ou não pagamento para aquele terreno e de quem realmente pertence o terreno. Elogiou muito a Ação Global realizada sábado último, só sentiu ter sido só um dia, poderia ter sido mais para o bem da população.

O Presidente Manoel Monteiro se colocou a disposição para resolver o problema de moradia na cidade. Acrescentou que se precisar ir a Brasília ele irá, mas esse é um problema que para ele não dá mais para ser protelado. Disse que vai marcar uma reunião com o Prefeito e o Vice- prefeito. Ainda chamou a atenção pelo período político que vem pela frente alertando que alguns podem querer se beneficiar politicamente desse grande problema que assola o município. O Presidente disse que ainda terá o prazer de ver terras desapropriadas com a participação da Câmara Municipal de Tarauacá.


O Vereador João Moreira vê a preocupação de todos os Vereadores com a população mais carente, principalmente os que moram em área de risco. Passou o ano de 2013 falando-se que terras seriam desapropriadas e nada aconteceu. Não entende o porquê disso já que se têm terras até o Pirajá para desapropriar. Propôs aos demais v Vereadores irem até Rio Branco para se encontrar com o Governador Tião Viana em busca de recursos para solucionar esse problema. Disse que na hora que o povo mais precisa não aparece nenhum político de peso para ajudar a solucionar o problema e convocou a população a dar o troco nas urnas. Disse que Tarauacá tem que eleger pessoas que tenham compromisso com nosso município e o Estado.

Parabenizou o Deputado Federal Gladson Cameili que mesmo sendo oposição ajuda muito o município de Tarauacá porque para o Vereador não existe bandeira partidária, existe político que trabalha. Falou do estado vergonhoso em que se encontram as ruas do povo em Tarauacá. Falou que as ruas foram construídas de qualquer jeito. Culpou tanto as empresas como os políticos que investem nas mesmas por essas empresas não terem compromisso com a população tarauacaense. Finalizou dizendo que se sente envergonhado dos políticos que fazem maquiagem no Estado do Acre.

Assecom
Compartilhar no Google Plus

Sobre Presidente Raquel de Sousa

Redatora do blog, Publicitária
    Comentário do Blogger
    Comentário do Facebook